Parceria entre TRT-2 e associações de advogados traz avanços e benefícios mútuos

No início da atual gestão do TRT-2, em outubro de 2018, os membros eleitos do Corpo Diretivo assumiram o compromisso de atuar de forma mais próxima da advocacia trabalhista e de suas principais associações. Em 2019, isso foi cumprido: em diversas ocasiões, o TRT-2 marcou presença em eventos dessas entidades, convidou-as para seus eventos e dividiu com elas a organização de iniciativas variadas.

Em fevereiro, a presidente do TRT-2, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, e o corregedor regional, desembargador Luiz Antonio Moreira Vidigal, estiveram em uma das sedes da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP) para o evento Diálogos na AATSP. A presidente da associação, a advogada Sarah Hakim, destacou a ocasião como “histórica, por ser a primeira vez que a presidência e o corregedor do TRT-2 vêm à nossa casa para um bate-papo com a advocacia”, e muitas questões foram respondidas e alinhadas ali.  

Também em fevereiro, o TRT-2, por meio de sua presidente Rilma Hemetério, prestigiou a posse dos integrantes da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Seção São Paulo) para a gestão 2019/2021, dos dirigentes da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp) e dos conselheiros seccionais eleitos para o triênio.

Em março, no evento do Dia Internacional da Mulher na AATSP, com a outorga da edição 2019 do Prêmio Ritsuko Tomioka, a presidente Rilma Hemetério também esteve presente. Em maio, a AATSP promoveu uma campanha de vacinação contra a gripe, com apoio do TRT, nos fóruns trabalhistas Ruy Barbosa, da Zona Sul e da Zona Leste.  

Em junho, a Associação dos Advogados Trabalhistas de Santos e Região (AATS) promoveu o evento “Canal Aberto”, no qual a presidente Rilma Hemetério e o corregedor regional, Luiz Antonio Vidigal foram recebidos pela presidente daquela associação, advogada Vanessa Morresi, para uma conversa com advogados daquela localidade. Foram discutidos diversos temas gerais e específicos de interesse dos advogados que atuam na Baixada Santista.

Ainda em junho, por meio de seu presidente, o advogado Renato José Cury e demais associados e dirigentes, foi a vez da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) receber em sua nova sede, no bairro Jardim Paulista, a presidente e o corregedor regional do TRT-2 para o “Encontro com a Justiça do Trabalho”, que teve transmissão ao vivo pela associação.

Em setembro, foi inaugurado o Espaço da Advocacia Trabalhista – Sala Agenor Barreto Parente, no 5º andar do Ed. Sede do TRT da 2ª Região, em São Paulo-SP. Destinado para AASP e para a AATSP, a sala é um ponto de apoio e de serviços para advogados.

Em muitas outras ocasiões, como em lançamento de livro de núcleo de estudos acadêmicos, encontro de associações com outros órgãos do Judiciário e cursos e palestras diversos, o TRT-2 chamou ou foi chamado pelas organizações de advogados, estreitando os laços e mantendo um diálogo proveitoso para todos os envolvidos. Algumas das reivindicações feitas nestes encontros geraram ações no TRT-2 que estão em pleno vigor, como por exemplo a Recomendação GP/CR nº 02/2019, que dispõe sobre prazo médio para expedição de alvarás e prescreve prazo máximo de 60 dias.  

Para 2020, a cooperação entre a Justiça do Trabalho de São Paulo e a advocacia em geral vai prosseguir, com parcerias e eventos diversos, como a Abertura do Ano Letivo 2020 da Ejud-2, que contará com a ministra do STF, Carmen Lúcia. As inscrições para este evento, no dia 10 de fevereiro, das 14h às 16h, estão abertas.

Texto: Alberto Nannini – Secom/TRT-2

Podemos lhe ajudar? whatsapp