Centro de Memória disponibiliza, em espaço virtual, a íntegra de mais de 5 mil dissídios coletivos

18 nov, 2020

O Centro de Memória do TRT da 2ª Região disponibilizou a íntegra dos dissídios coletivos julgados neste Regional entre os anos de 1941 e 1979.

Os mais de 5 mil processos estão disponíveis para consulta on-line, pesquisa e download na página do Centro de Memória, na aba “Processos”.

A iniciativa é um importante passo para o conhecimento e presevação de nossa história; não somente a do TRT-2, mas também a do direito do trabalho e a da sociedade paulista, em particular, e brasileira, em geral.

Quem se aventurar pelo acervo encontrará:

– processos que envolvem empresas que não existem mais, como as Indústrias Matarazzo ou a TV Tupi;

– dissídios que mostram a evolução dos direitos dos trabalhadores ao longo do tempo, como nos processos que reivindicam o pagamento da então recém-criada gratificação natalina;

– argumentações de grandes nomes da advocacia trabalhista, como Rio Branco Paranhos, Agenor Barreto Parente, entre outros, que contribuíram para a construção de uma jurisprudência sólida e para o reconhecimento da Justiça do Trabalho;

– e muitas outras informações.

Os documentos foram digitalizados graças a uma parceria entre o TRT-2 e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ocorrida de 2007 a 2009. E estavam guardados em CDs.

Agora, com o trabalho do Centro de Memória, os processos foram disponibilizados no espaço virtual. Além disso, foram descritos e inseridos num sistema de busca que permite a pesquisa por termos, o que facilita e amplia muito o acesso.

Trata-se de um primeiro e importante passo para tornar acessível o acervo histórico do TRT-2, que conta com cerca de 160 mil processos.

De acordo com a servidora Christiane Teixeira Zboril, que coordena o Centro de Memória, “é um motivo para se comemorar”. O que disponibilizamos agora é ainda muito pouco diante do que temos pela frente. Mas estamos fazendo esse tipo de ação para, quem sabe, conseguirmos parceiros que nos ajudem na digitalização dos processos restantes”.

 

 

Entre em Contato

Envie uma mensagem ou telefone, estaremos à disposição para tirar as suas dúvidas.

(11) 3258-9279 / 3258-0503

Av. Ipiranga, nº 344, 10º andar, conj. 101-E República, São Paulo-SP | CEP: 01046-010

Share This
Pular para a barra de ferramentas