Tribunal do Trabalho de São Paulo dá início à campanha “Saúde não faz hora extra”

9 out, 2020

Na Justiça do Trabalho de São Paulo (TRT-2), existem hoje em andamento 42.616 processos que têm como assunto “adicional de horas extras”. Desses, 3.644 têm como reclamadas as 10 empresas com maior número de ações com o tema: Itaú Unibanco (847 processos), Banco Bradesco (480), Grupo Pão de Açúcar (439), Banco Santander (360) e Casas Bahia/Ponto Frio (357). Em seguida, aparecem Vivo (320), Icomon Tecnologia (297), Carrefour (216), Burger King (166) e McDonald’s (162).

Diante desses números, o TRT-2 dá início à campanha “Saúde não faz hora extra – Jornada de trabalho excessiva: prejuízos para o empregado e também para o empregador”. O objetivo é reduzir a realização de horas extras nas empresas e, em consequência, diminuir também os processos que deram entrada na Justiça do Trabalho em relação a esse assunto. E ainda reduzir os impactos do trabalho extra na saúde física e mental do trabalhador.

Para conscientizar os jurisdicionados, o Tribunal vai trazer quatro temas principais: o impacto econômico das horas extras para o empregador; acidentes de trabalho causados por desgaste físico; prejuízo da qualidade do trabalho causado pela jornada; horas extras x saúde mental – citando doenças como depressão, síndrome de Burnout e também a relação com o assédio moral.

Entre os próximos dias 13 e 16 de outubro, esses assuntos serão destaque nos principais canais de comunicação do Tribunal, incluindo o portal, Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. Os temas serão esmiuçados e debatidos em posts, textos, artigos, imagens e também ao vivo em uma live no Instagram, na próxima quarta (14), com a presença da juíza do trabalho Patrícia Therezinha de Toledo, que vai responder todas as dúvidas sobre o assunto.
 

 

 

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