Webseminário propôs reflexões sobre trabalho decente em meio à pandemia

8 set, 2020

A Escola Judicial da 2ª Região (Ejud-2) promoveu, no último dia 3, o webseminário Condições e prevenções ao trabalho decente durante a pandemia do covid, com a presença de 120 telespectadores. O evento foi conduzido pelo desembargador Sergio Pinto Martins, atual diretor da Ejud-2 e que em breve assumirá a Corregedoria Regional, e mediado pela juíza Lorena de Mello Rezende Colnago, gestora do Programa Trabalho Seguro na 2ª Região.

Na palestra de abertura, a ministra Delaíde Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), comentou sobre as transformações sociais ocorridas com o surgimento de novas tecnologias e o consequente aparecimento de diferentes formas de trabalho. Apontou para a epidemia silenciosa de saúde mental da atualidade, levantando a urgência de debater o tema e investir na conscientização de empregadores e empregados, como forma de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.


Na imagem acima, no sentido horário, ministra Delaíde Miranda Arantes (TST), juíza Lorena Colnago, des. Georgenor de Souza Franco Filho (TRT-8), ministro Cláudio Mascarenhas Brandão (TST), prof. Antônio Rodrigues de Freitas Jr. (USP) e juíza Germana de Morelo (TRT-17)

As exposições também trouxeram dados sobre a histórica desigualdade de gênero no mercado de trabalho e como a pandemia afetou sobretudo profissionais da área de saúde e empregados domésticos, grupos compostos majoritariamente por mulheres. Reflexões sobre contratos de estágio e aprendizagem, o trabalho dos jovens nas plataformas digitais e meios de resguardar esses indivíduos invisibilizados foram outros assuntos debatidos pelos convidados.

O seminário on-line foi encerrado com a palestra do ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, do TST, que refletiu sobre os direitos da pessoa com deficiência e acessibilidade, tecendo comentários sobre a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelo Decreto nº 6.949/2009.

Para consultar os próximos eventos da Ejud-2, acesse o menu Institucional > Escola Judicial > Eventos > Calendário de Eventos, ou clique aqui.
 

 

 

 

Entre em Contato

Envie uma mensagem ou telefone, estaremos à disposição para tirar as suas dúvidas.

(11) 3258-9279 / 3258-0503

Av. Ipiranga, nº 344, 10º andar, conj. 101-E República, São Paulo-SP | CEP: 01046-010

Podemos lhe ajudar? whatsapp
Share This
Pular para a barra de ferramentas